BPO Financeiro – Afinal o que é isso?

Como o BPO Financeiro pode ajudar meu negócio?
3 de maio de 2021
exibir tudo

BPO Financeiro – Afinal o que é isso?

Gerenciar uma empresa de maneira sustentável é algo extremamente complexo, dado que a gestão financeira e fiscal exige muita atenção. O BPO financeiro é exatamente o profissional que te auxilia nessa missão.

Contudo, há muitas dúvidas sobre como um BPO financeiro atua em uma empresa, sobre seu propósito e diferença dele em relação a outras funções como consultor financeiro e assessoria financeira.

Apesar de muitas pessoas imaginarem que não há uma diferença significativa entre um e outro, o BPO traz muitas características a mais do que o assessor e o consultor.

Uma das principais delas, que será explicada adiantar, é a característica do BPO de atuar de maneira prática em sua empresa, e não somente com aconselhamento e assessoria.

Se você ficou curioso sobre ele veja a seguir tudo sobre BPO financeiro e como ele pode ajudar a sua empresa. Boa leitura!

O que é BPO financeiro?

O BPO financeiro faz parte de um processo de terceirização de serviços em um negócio, no qual uma empresa é contratada para tomar conta de diversas atividades financeiras de outra.

O BPO financeiro é uma empresa especializada que vai te ajudar a focar somente no seu core business (atividade principal da sua empresa), fazendo sua empresa, ao mesmo tempo, cometer muito menos falhas relacionadas ao setor financeiro, podendo identificar mais oportunidades de crescimento.

Ainda mais que, muitas vezes um empresário acaba perdendo muito tempo se focando na parte financeira ao invés de estar procurando novos mercados consumidores. O BPO vem exatamente para tirar esse peso das costas dele.

Qual o significado da sigla BPO?

BPO nada mais é que Business Process Outsourcing, que em português significa terceirização dos processos de negócios.

Como estamos falando voltados para o setor financeiro, fica BPO financeiro, que a empresa que facilita o fluxo operacional financeiro de outra empresa, trazendo mais eficiências para todos os processos.

Apesar de ser uma via ainda nova, várias empresas já a estão adotando com resultados positivos quando a otimização de tempo, lucros e produtividade.

Tudo isso porque o BPO libera espaço para que os profissionais da empresa se foquem nas áreas criativas do mercado, as quais são o miolo da empresa. Essa sim são as atividades que o empresário deve estar atento e gastar as suas energias.

O que faz o BPO financeiro?

Uma empresa pode designar as mais diversas atividades financeiras para o BPO financeiro, que irá atuar nelas de maneira individual sem tomar as energias da empresa que a contratou com questões corriqueiras de ordem financeira.

Uma empresa especializada em ajudar outras empresas com processos complexos de ordem financeira e cotidiana que não fazem parte do foco central da empresa. Este é o BPO financeiro.

Toda a equipe do BPO financeiro tem a responsabilidade de garantir que a empresa cumpra todas as normas do mercado e do governo, ao passo que proporciona atividades que façam com que haja aumento no lucro e produtividade.

Dentre essas atividades, estão:

Gestão de indicadores

A gestão de indicadores tem por objetivo a avaliação e monitoramento de processos das empresas.

Ele faz indicadores de desempenho da empresa, para que a eficiência em cada processo seja medida e, por fim, indica quais pontos devem ser melhorados.

Desse modo, através dessa prática, o desempenho em cada área da empresa é avaliado cientificamente, acabando com investimentos feitos apenas por achismo. Os quais, infelizmente, são corriqueiros em várias empresas.

Conciliação bancária

A conciliação bancária trata-se do processo de comparação entre o extrato bancário e informações internas de controle financeiro de uma empresa.

Seu objetivo é dar ao empreendedor a consciência se as movimentações bancárias que estavam previstas foram feitas e se os resultados tem ou não divergências.

Como vantagens dessa prática temos, igualmente, a segurança contra fraudes internas na empresa e a apuração de valores que poderiam induzir um empreendedor ao erro.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o controle entre entradas e saídas de uma empresa, ou, em outras palavras, seus recebimentos e gastos.

O fluxo de caixa é algo totalmente essencial para uma empresa, sem ele o gestor não poderá identificar se está tendo lucro ou prejuízo, além de não conseguir fazer nenhuma previsão futuro do que poderá fazer com seu dinheiro.

Sem um fluxo de caixa adequado, uma empresa pode estar falida e só descobrir isso quanto as contas vierem de uma só vez.

Contas a pagar e receber

Como o próprio nome diz, fazer o controle das contas que deve efetuar o pagamento e que deve receber.

Pode parecer loucura, mas este é um controle em que muitas empresas deixam à desejar. Elas não lançam contas de maneira ordenada e acabam surgindo “gastos surpresa”, que, no entanto, eram totalmente previsíveis.

Análise de Crédito

A análise de crédito busca entender o perfil da empresa e sua propensão ao pagamento de possíveis empréstimos, buscando as melhores condições para tal.

Emissão de documentos fiscais

Emitir documentos como notas fiscais entre outros necessários para que a empresa sempre esteja regular para explorar todas as suas potencialidades.

Todas estas funcionais auxiliam ao empreendedor a tomar as melhores decisões para a sua empresa de forma que há uma alta redutibilidade dos erros que poderiam ser cometidos.

Vantagens do BPO financeiro

Vantagens muitas vezes são superestimadas, mas no caso do BPO financeiro, elas são realmente muito amplas.

Um BPO de qualidade certamente irá aumentar os lucros de sua empresa, além de transferirem experiência profissional para a sua empresa.

No entanto, lembre-se de contratar uma empresa de qualidade, pois, um BPO ruim só irá piorar a situação da sua empresa. Faça uma extensa pesquisa de mercado antes de escolher uma empresa para tal função, pois partes vitais da sua empresa estão na mão do BPO.

Veja a seguir algumas de suas vantagens:

  • Melhor controle de pagamentos, recebimentos;
  • Possibilidade de rápida liberação de recursos com conscientização;
  • Tomada de decisão mais assertiva;
  • Maior controle do capital de giro;
  • Eliminação da inadimplência por falta de organização;
  • Menor preocupação com áreas que não são o foco central da empresa;
  • Problemas reduzidos de contratação e gestão de pessoal;
  • Processos gerenciais otimizados;
  • Monitoramento de relatórios e indicadores de desempenho;
  • Dados da empresa com uma interpretação mais fidedigna;
  • Menores custos com uma rotina de trabalho.

Como o BPO financeiro se destaca da assessoria e consultoria?

É bem fácil diferenciar o BPO financeiro da assessoria e consultoria. A consultoria apenas atua no aconselhamento profissional, com a análise e direcionamento. Assim como treinamentos e palestras, com a necessidade da equipe da empresa ainda se envolves os processos operacionais. Entretanto, eles não se envolvem de forma prática no dia a dia do trabalho.

Já a assessoria faz o acompanhamento de um projeto, e, mais especificamente, na área financeira, um assessor pode indicar caminhos e fazer recomendações.

Contudo, do mesmo modo do consultor, o assessor também exigi uma equipe da empresa, pois ele não faz o projeto, somente atual em alguns pontos para guiar a equipe.

O BPO financeiro tem uma atuação mais eficaz que os dois, pois age de maneira totalmente prática, sem a necessidade de uma equipe ou consultor e assessor. A equipe do BPO já é totalmente capacitada para tomar decisões e agir de forma prática.

Que tipo de empresa necessita de um BPO financeiro?

O BPO financeiro por ser contratado todos os tipos de empresa, pois a sua atuação é ampla e pode ser adaptada para cada realidade.

Para pequenas empresas o BPO pode cuidar da parte financeira enquanto os empreendedores dão atenção ao seu produto ou serviço que está em fase inicial.

Isso traz uma grande liberdade para o microempreendedor, porque, como ele está começando agora, gastar tempo com a parte financeiro, que ele ainda não sabe administrar, pode ser um fator determinante para o fechamento do negócio.

Como um BPO financeiro tem uma equipe com vasta experiência profissional com atuação em grandes e pequenas empresas, o pequeno empresário poderá ainda adquirir experiências que farão com que ele comete muito menos erros ao longo do tempo.

Para as grandes empresas um BPO significa menos gastos com pessoal e mais controle dos seus gastos em geral.

Uma equipe especializada pode sim ser o diferencial para uma grande empresa, que poderá se focar somente na relação com os clientes.

Esse foco irá aumentar a produtividade da empresa, além de deixar todos os processos da empresa muito mais seguros.

Conclusão

Como visto aqui, o BPO financeiro vem ao mercado de trabalho com uma equipe capacitada que não abre mão de colocar a mão na massa e colocar os processos da empresa para andar de verdade.

Todos os processos de sua empresa poderão ser otimizados se você se utilizar de um BPO, lembrando que você deve selecionar uma empresa que atenda às suas características.

Como cada empresa tem uma demanda diferente, negociar valores é essencial para que consiga um BPO por um valor que entre em equilíbrio com as finanças da empresa.

Se estiver interessado em outros assuntos que podem ajudar a você e sua empresa em nosso site há diversos outros artigos que poderão ser muito úteis a você.

Busque sempre mais conhecimento e se torne um empreendedor de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *